top of page

Romance desvenda Caso Ana Lídia usando as lentes da ficção

Livro de escritor brasiliense é relançado por editora de São Paulo em adaptação para o público jovem


Brasília, 20/10/2023


Imagem: Beto Seabra

Foto de Bruna Rocha


No ano em que o crime contra a menina Ana Lídia completa 50 anos, a Saíra Editorial, de São Paulo, decidiu investir na reedição do romance Silêncio na cidade, do jornalista brasiliense Beto Seabra. A primeira edição do livro é de 2017 e encontra-se esgotada. E por ser especializada em literatura infantojuvenil, a Saíra fez um novo livro, com texto adaptado para o público adolescente e uma nova capa, também assinada pelo artista plástico Cacá Soares, que fez a da primeira edição.


A ideia da editora é fazer chegar essa história aos estudantes do Ensino Médio, como explica Beto Seabra. “Esse crime marcou não apenas a cidade. Ele mostra que o regime militar foi capaz de acobertar o assassinato de uma criança para salvar seus protegidos”, disse.


O escritor citou a carência de livros voltados para os jovens leitores e que tratem de um tema tão importante para a nossa história como foram os anos de chumbo do regime militar (1964-1985). “E por ser um romance policial, o livro atrai a leitura de pessoas que normalmente não se interessam pelo tema”, disse.


O escritor Nicolas Behr, que assina a quarta capa do livro, afirma que o romance “mostra claramente uma das facetas mais cruéis do regime vivenciado no Brasil a partir de 1964: o abafamento de crimes hediondos praticados por pessoas ligadas ao governo”.


E completa Behr que o livro tem narrativa ágil e instigante. Ou seja, tem tudo para agradar os jovens leitores que buscam histórias policiais. O diferencial em Silêncio na cidade é sua proposta de desvendar para os jovens leitores os “anos de chumbo” do regime militar, um período da História do Brasil ainda pouco estudado nos bancos escolares.

Resumo da história


No dia 11 de setembro de 1973 uma menina de sete anos foi sequestrada na porta da escola. Em seguida foi estuprada e morta por seus algozes. O crime nunca foi elucidado e ninguém foi punido pela morte da criança. Beto Seabra decidiu escrever sobre o tema e buscou, pela literatura, dar um desfecho ao caso, a partir de personagens ficcionais e situações imaginadas.


No livro, o policial Tino Torres, a perita criminal Vera Hermano e o agente Eduíno tentam, com a cumplicidade de um repórter de um grande jornal da capital, descobrir quem matou Ana Clara (nome fictício da personagem no livro), ao mesmo tempo em que o governo militar faz de tudo para impedir o desfecho da investigação.



Serviço:


Lançamento do livro Silêncio na cidade, de Beto Seabra, da Saíra Editorial


280 páginas


Onde: Beira Cultural - Quadra 109 Sul – Brasília (DF)


Quando: Dia 31 de outubro (terça-feira), das 19h às 22h


Preço promocional de lançamento em Brasília: R$ 50,00


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page