Livro de Sinval Medina narra a fundação de Porto Alegre em ritmo de romance


Ao lado de livros sobre a história brasileira escritos por jornalistas, na forma de biografias ou de grandes reportagens historiográficas, coexistem também os romances históricos, que misturam fatos e ficção para construírem tramas que fisgam os leitores e os transportam ao passado. São gêneros que cresceram no gosto popular e ajudam nosso pobre povo a conhecer minimamente a História do Brasil nesses 520 anos passados. Cito de cabeça três ótimos títulos fundados nesses modelos: 1808, do Laurentino Gomes e a trilogia Getúlio, de Lira Neto, ambos jornalistas; e Boca do Inferno, de Ana Miranda, que mistura invenção e pesquisa para contar a vida do poeta Gregório de Matos, na Salvador do século XVII.

O escritor e jornalista Sinval Medina acaba de lançar um livro que talvez possa ser enquadrado no gênero romance histórico, mas que ele prefere chamar de “trama fundacional”. Trata-se do impressionante O governador do fim do mundo: o Rio Grande de São Pedro nos tempos do Marquês de Pombal (Portal Edições, São Paulo, 2020). Em 438 páginas Sinval Medina mostra porque o termo ‘romance histórico’ é impreciso para qualificar sua literatura.

Medina, tal qual já havia feito em seu romance Tratado da altura das estrelas (EDIPUCRS, 1999), que narra o Brasil situado por volta de 1520 usando uma linguagem de época, recheada de palavras e expressões que hoje nos parecem estranhas, em O governador do fim do mundo o autor dá voz aos personagens do século XVIII, seja o militar português que implantou Porto Alegre como capital do Rio Grande; o seu auxiliar, brasileiro, mandado a Lisboa para cumprir tarefas quase sobre-humanas; ou a bela viúva que impõe-se no mundo masculino da época com determinação e inteligência.

E ao deixar os personagens falarem, ele cria várias narrativas que se entrelaçam para criar uma trama de vozes que levam o leitor ora para a Lisboa do Marques de Pombal, pós terremoto de 1755, ora para o Rio Grande da segunda metade do século XVIII, província marcada pelas disputas territoriais entre Portugal e Espanha. Mas por ser um romance, para além de uma reportagem histórica, o livro de Sinval Medina traz todas as peripécias e conflitos imagináveis em uma grande história de guerras, paixões e crises políticas.

Guerra Fantástica

Em seu livro podemos conhecer a história de um militar português – José Marcelino – enviado para o fim do mundo, o Rio Grande, para ser o comandante de armas da capitania. Em paralelo, o romance narra uma história de paixão e morte acontecida na região do Algarve, em Portugal, envolvendo dois capitães: o português Manuel Sepúlveda e o escocês John Mac Donald, formando o triângulo a esposa deste, a bela Deirdre Mac Donald. Como pano de fundo da história, acontece a Guerra Fantástica, ou do Mirandum, que durante sete anos opõe, de um lado, Espanha e França, e de outro, Portugal e Inglaterra. É durante esse conflito que também avançam as invasões do território brasileiro no Sul pelos hispânicos.

E se em Tratado da altura das estrelas ele narra o “mito fundante da brasilidade”, em seu novo romance Medina descreve outro mito fundacional, desta vez regional: o da cidade de Porto Alegre. De simples povoado, o lugar é elevado à condição de vila para em seguida assumir a posição de capital da província, por determinação de José Marcelino. Decisão que não seria fácil, por encontrar a oposição dos grandes estancieiros e comerciantes do Rio Grande.

Como em todo bom romance, tais narrativas seguirão caminhos diferentes mas desaguarão, ao final, no mesmo estuário, fazendo de O governador do fim do mundo uma bela trama histórica, daquelas que se lê com paixão e onde os personagens se agigantam e se igualam aos grandes acontecimentos históricos.

Serviço:

O governador do fim do mundo: o Rio Grande de São Pedro nos tempos do Marquês de Pombal, de Sinval Medina.

Disponível em Portal Edições, São Paulo, 2020.

438 páginas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 por Bruna Rocha. Orgulhosamente criado com Wix.com