top of page

Literatura em tempos sombrios*

Roberto Seabra - 12/06/19


No dia 11 de setembro de 1973 o mundo foi surpreendido pelo bombardeio ao Palácio La Moneda, onde o presidente Salvador Allende, eleito democraticamente três anos antes, morreu ao resistir ao golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet.

Na mesma data, em Brasília, um fato menos notório assustava a população da capital. Uma menina de 7 anos, chamada Ana Lídia Braga, foi sequestrada, estuprada e morta, supostamente por jovens de classe média, filhos de membros do primeiro escalão do governo militar. As investigações sobre o crime foram interditadas, a imprensa censurada e proibida de continuar noticiando o caso.

Mais de 45 anos depois do golpe chileno e do crime sem castigo contra Ana Lídia, e três décadas após a promulgação de uma nova Constituição, vivemos uma situação tão sombria quanto aquela de 1973 aqui no Brasil. Hoje, homens e mulheres que ousam enfrentar o poder são torturados e mortos. Não mais, e diretamente, pelo poder do Estado, mas sim pelo poder paralelo dos senhores rurais e das milícias urbanas.

No campo ou na cidade, estamos cercados. Ameaçam, sequestram, torturam e matam lideranças populares, indígenas e quilombolas. Jovens negros são assassinados aos montes, todos os dias, num processo de limpeza étnica que avança com o aval da lei. Mulheres são violentadas e mortas com a conivência das forças policiais e do Poder Judiciário, que prefere punir os crimes contra o patrimônio e endossar uma guerra às drogas que já se mostrou inútil, além de letal para pobres e pretos.

A utopia da redemocratização, construída lentamente e interrompida em 2016, deu lugar à distopia de um Estado controlado por uma milícia digital. Infiltrada em todos os lugares, essa milícia repercute qualquer bobagem que seja antipovo e antiarte.

Como escrever poemas, contos, novelas e romances em tempos tão sombrios?

Quando lancei o livro Silêncio na cidade, em 2017, uma mulher das redes sociais, que eu não conhecia e continuo sem conhecer (seria ela um robô?), escreveu no Facebook que o livro era uma mentira deslavada, pois os militares não haviam matado Ana Lídia. Me chamou de comunista, claro, e notou que até a cor da capa do livro (vermelha) era um indício do que ela dizia. Outros a acompanharam nos comentários toscos e grosseiros.

Nenhum daqueles “ativistas digitais” se fez a pergunta: afinal, quem matou Ana Lídia? Não fizeram a pergunta porque não queriam uma resposta. Bastava tripudiar sobre o livro e o autor, afastando qualquer debate sério sobre o assunto. Então estamos assim. Vivemos uma situação onde uma diatribe vale mais do que um argumento. Onde uma difamação recebe mais destaque, e likes, do que uma retratação.

Ao abdicarmos (enquanto Nação) de passar a limpo os acontecimentos da guerra suja que a ditadura desencadeou contra toda uma geração de homens e mulheres que entregaram suas vidas e sua liberdade para tentar livrar o Brasil da opressão, permitimos que os seguidores daqueles opressores de ontem chegassem ao poder hoje. E o pior é saber que esse poder foi alcançado com o apoio da “imprensa livre”, mais empresa do que imprensa.

Em nome da sagrada liberdade da imprensa para falar mal de um partido e um governo, arquitetaram, em conluio com setores do Judiciário e do Ministério Público, um projeto de tomada do poder. Projeto que, ao que parece, não acabou bem. Não acredito que a nossa elite, por mais tacanha que seja, esteja satisfeita com o Brasil de agora. Erraram feio, e não apenas não admitem que erraram, mas também insistem em buscar uma saída honrosa para o caos que criaram.

Mas o que a Literatura tem a ver com tudo isso? Tem tudo a ver.

Em meio ao caos político, e comunicativo, é preciso, mais do que nunca, inundar os espaços reais e digitais com muita arte. Nossas crianças e jovens têm esse direito: o de ter acesso a poemas, contos, crônicas, romances, músicas, filmes, fotografias, montagens de teatro e dança, pinturas e esculturas. Mais do que nunca, é preciso dar vazão à criatividade e à imaginação.

Ver filmes do Kleber Mendonça Filho e da Petra Costa. Ler os poemas da Conceição Evaristo e do Pedro Tierra. Ou os romances da Maria Valéria Rezende, do Julián Fuks, do Milton Hatoum e da Rosângela Vieira Rocha. Ouvir as músicas do Criollo e do Chico Buarque. Ver o teatro de José Celso Martinez e visitar todos os museus e galerias de arte que pudermos visitar.

Acredito que a arte, e a literatura em particular, pode ser engajada sem perder a ternura e a qualidade. Victor Hugo e Emile Zola denunciaram a miséria em grandes romances. Pablo Neruda escreveu alguns dos mais belos poemas da língua espanhola sem abrir mão do seu compromisso político. Ana Maria Gonçalves juntou história e literatura para escrever uma bela saga brasileira, Um defeito de cor, que considero a melhor denúncia sobre a violência da escravidão no Brasil.

Acredito também que a Literatura tem hoje melhores ferramentas para enfrentar o obscurantismo e a opressão. Em um mundo povoado pela mesmice que transforma tudo em consumo, até o ato amoroso, só a arte, por sua dimensão anti-utilitarista, poderá desacelerar essa máquina de fazer dinheiro e destruir vidas.

Vamos ocupar todos os espaços que pudermos ocupar. Reais, digitais e imaginários.

O perigo de nos deixarmos embrutecer é real. É preciso resistir e criar.

*Texto apresentado na palestra “Literatura e Ditadura”, durante o Seminário “Literatura em tempos sombrios”, promovido pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, em junho de 2019.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page