top of page

Crônicas para enfrentar o milagre da vida


Roberto Seabra - 20/02/16


Um milagre para cada corcova, de Maria Amélia Elói, é um livro de crônicas. Mas não basta dizer isso. São textos que, a partir do cotidiano, formam narrativas, epifanias e divagações, sempre em busca de respostas para as maravilhas e as asperezas da vida.


Mas a autora sabe ser também polêmica e ousada, como na crônica “Quem topa beber urina de cachorro?”, onde questiona o tratamento exagerado que alguns “donos” dão aos seus animais de estimação. “Você já viu? Há quem se negue a fazer um cafuné na esposa ou no filho, mas passa horas acarinhando o maltês branco.”

Ou ainda lírica, como na crônica “Maculados”, ao falar da morte prematura de um ex-professor de História, que ela soube pelo obituário do jornal. “Lecionava para a oitava série do primeiro grau (último ano do ensino fundamental) numa escola pública bem perto da minha casa. Antes de vê-lo explicar à classe o significado de nação, eu jamais havia presenciado um homem chorar de forma tão sentida.”

Lançado pela editora Penalux, de Guaratinguetá (SP), o livro de Maria Amélia Elói é para ser lido e mastigado devagar, texto a texto, dia após dia, como hóstia na comunhão. Afinal, como ela mesma diz na entrada do livro: “feliz e agradecida (...), reconhecendo, ainda, a onipotência do Verbo sobre os milagres da vida”.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page