Dia da Língua Portuguesa fará homenagem a Moçambique

As embaixadas de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste no Brasil convidam para a celebração do Dia da Língua Portuguesa, que se realiza no dia 6 de maio, às 17 horas, no auditório Camões da Embaixada de Portugal em Brasília.

O dia 5 de maio foi instituído como o “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (CPLP), em junho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, em Cabo Verde. A data é, anualmente, comemorada nos cinco continentes, através de múltiplas iniciativas organizadas pelo Secretariado Executivo, pelos embaixadores dos países da CPLP em diversas capitais e acreditados junto a organizações internacionais, bem como pela sociedade civil.

Tendo presente o lema “As Pessoas. A Cultura. Os Oceanos”, definido por Cabo Verde no exercício da presidência pro tempore da CPLP, os Embaixadores de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Portugal e Timor-Leste acreditados em Brasília promovem a celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP através da realização de uma sessão pública, na Embaixada de Portugal, na segunda-feira, dia 6 de maio, às 17 horas.

A sessão começará com as intervenções do Embaixador de Portugal, Jorge Cabral, na qualidade de anfitrião do evento, e do Embaixador de Cabo Verde, Domingos Mascarenhas, como representante do país que exerce a presidência pro tempore da CPLP.

Segue-se, a partir das 17h30, a exibição de trailer de apresentação dos países da CPLP e dos documentários “Canhão de Boca” (Cabo Verde) e “Djambo” (Moçambique), vencedores do programa DOCTVII CPLP, nos respetivos países.

A exibição dos documentários tem por objetivo realçar os méritos da iniciativa DOCTV CPLP, cuja 3ª edição está em curso. Através da apresentação do documentário cabo-verdiano é homenageada a atual presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Por seu turno, a escolha do documentário moçambicano traduz merecida homenagem a Moçambique, país tristemente fustigado por duas violentas catástrofes naturais, num curto espaço de tempo, com consequências humanas e materiais incomensuráveis.

Para informações sobre as comemorações na Sede da CPLP, consulte: www.cplp.org Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP em Brasília

Data: 6 de maio de 2019, às 17 horas Local: Auditório Camões, Embaixada de Portugal Embaixada de Portugal SES – Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 2, CEP 70402-900

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 por Bruna Rocha. Orgulhosamente criado com Wix.com