top of page

Semana Universitária da UnB homenageia Antonio Candido e discute direito à literatura

Em seu brilhante ensaio “O direito à literatura”, o professor Antonio Candido afirma que a literatura tem de ser vista como um direito básico do ser humano. Ele chama de literatura tudo aquilo que tem toque poético, ficcional ou dramático nos mais distintos níveis de uma sociedade, em todas as culturas, desde o folclore, a lenda, as anedotas e até as formas complexas da produção escrita das grandes civilizações. Dessa forma, segundo ele, não há povo e não há homem que possa viver sem literatura, “isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação” [...] “ninguém é capaz de ficar as vinte quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado”.

Antonio Candido salienta ainda que “a literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob a pena de mutilar a personalidade, porque, pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo, ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza”. Por muitas razões, de acordo com o professor Antonio Candido, a literatura está relacionada com a luta pelos direitos humanos, portanto, “a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável”, além de desenvolver “em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante”.

Em total harmonia com o pensamento do professor Antonio Candido de que a literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e educação é que a Editora UnB escolheu este tema para apresentar uma mesa de debates durante a realização da Semana Universitária, com destacados pensadores e pesquisadores humanistas, para quem a literatura tem papel formador na sociedade.

Produção acadêmica

A Semana Universitária, realizada no período de 23 a 27 de outubro de 2017, reúne, a cada edição, cerca de 10 mil alunos, professores, servidores e a comunidade do Distrito Federal, com palestras, cursos, oficinas, mesas-redondas, seminários e exposições, todos gratuitos e abertos ao público. O tema em questão terá foco no cenário atual do país e tem como propósito divulgar a produção acadêmica, cultural, tecnológica e artística e promover a integração e a troca de conhecimentos, saberes e tecnologias com a sociedade do Distrito Federal e entorno.

O DIREITO À LITERATURA

DATA: SEXTA-FEIRA – 27 DE OUTUBRO

Horário: 9h ÀS 13h

Local: Auditório Verde (01) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) – ICC Norte

Debatedores:

Hermenegildo Bastos (professor titular aposentado da UnB)

Tales Ab’Saber (psicanalista e professor na Unifesp)

Ademar Bogo (poeta e doutor em filosofia)

João Almino (escritor e membro da ABL)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page