top of page

SBPRJ lança revista Trieb nos dias 7 e 8 de julho

Evento de lançamento terá conferência sobre o diálogo da psicanálise com religião e espiritualidade e apresentação de ‘Sarabanda’, de Ingmar Bergman

A nova edição da revista Trieb é dedicada ao tema do diálogo e da comunicação humana. O evento de lançamento será realizado na sede da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) nos dias 7 e 8 de julho. A Trieb publica artigos inéditos sobre psicanálise e outros campos do saber. Nesta edição, além de temas comparativos entre autores seminais da psicanálise (Freud, Ferenczi, Winnicott e Lacan), há os diálogos com a religião, filosofia (Foucault, Sócrates, Platão e Gadamer), teatro (Beckett), música (MPB e seus diversos ritmos), cinema (Bergman) e literatura (João do Rio).

No dia 7, o evento será aberto às 21h com a apresentação de uma canção e um samba no âmbito do artigo ‘Origens e transformações da música popular brasileira: uma escuta psicanalítica’, do psicanalista Raul Hartke. O diálogo da psicanálise com religião e espiritualidade é o tema da conferência do psicanalista e professor Carlos Alberto Plastino, às 21h15. Ele discutirá novas perspectivas para pensar a religião e a espiritualidade a partir da distinção feita por Freud entre as fontes emocionais do sentimento religioso mais profundo e o entendimento comum sobre a religião.

A sessão do dia 8 de julho do evento de lançamento da revista constará de exibição, às 19 horas, do filme ‘Sarabanda’, de Ingmar Bergman, com os últimos diálogos filmados pelo cineasta interpretados por Liv Ullmann e Erland Josephson, o casal de ‘Cenas de um casamento’ no final da vida. A exibição será seguida de debate com a psicanalista Maria do Carmo Palhares e a crítica e roteirista Susana Schild, sob a coordenação do psicanalista Luiz Fernando Gallego.

A revista Trieb pode ser adquirida no evento de lançamento ou pelo site da SBPRJ – www.sbprj.org.br - nas abas "Livraria" e "Publicações". O preço é R$ 40. A SBPRJ fica na rua David Campista, 80, no Humaitá, RJ.

Tags:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page